Como funciona

* Clique nas imagens para ver em tamanho maior.

A fábrica de leis é uma plataforma onde cidadãos criam ou modificam leis por iniciativa popular.

tela

Sabia que qualquer cidadão ou entidade poderá criar uma lei por iniciativa popular?

tela

Pra quem não sabe, INCIATIVA POPULAR é uma garantia que a Constituição deu ao Cidadão para que ele crie um projeto de lei colhendo a assinatura de uma parte dos eleitores. Temos como exemplo a LEI DA FICHA LIMPA, e as MEDIDAS ANTICORRUPÇÃO.

tela

Através da Iniciativa Popular e da internet, a FABRICA DE LEIS cria um ambiente de MOBILIZAÇÃO e ADESÃO em massa do tipo REDE SOCIAL possibilitando a criação de um projeto de lei popular e depois, a aprovação da própria Lei.

Tudo de forma gratuita.

Funciona assim: o participante cria uma discussão ou escolhe uma já existente de seu interesse.

tela

Para que o seu projeto vire lei, criamos uma plataforma de três fases:

(1) DISCUTA

(2) ASSINE

(3) FISCALIZE

tela

1ª fase - DISCUTA

Na 1ª fase - DISCUTA, você dá sua opinião e se posiciona (a favor, contra, etc).

tela

Ao se posicionar, você é convidado para entrar em campanha, podendo compartilhar em outras redes sociais, convidar outros participantes e criar um evento ou grupo fechado para mobilizar mais e mais pessoas para aprovação da sua escolha.

tela

2ª FASE – ASSINE

Estando maduras as discussões, uma Equipe Técnica Multidisciplinar, formada por juristas, cientistas políticos, especialistas em textos legais e etc, identificará os problemas, ou seja, a demanda dos cidadãos e fará um texto legal que atenda às necessidades sociais. Passamos para a 2ª FASE – ASSINE

No campo Fundamentações e Justificativas, a FÁBRICA DE LEIS expõe as motivações POPULARES que deram origem ao texto legal, seu histórico, os problemas a serem resolvidos e o que se espera da norma, sob quais argumentos, enfim, justifica a elaboração do texto, com base na argumentação popular, de forma transparente.

Por isso, você não precisa ter conhecimento jurídico ou político para criar leis, basta mobilizar-se. Isso porque a FÁBRICA DE LEIS faz a ligação entre a vontade popular e o texto legal que se tornará lei. Afinal o titular do poder é o cidadão, e não o jurista ou a comunidade acadêmica.

A Assinatura poderá ser digital, que é a mesma tecnologia usada para pagar contas pelo celular.

Ou assinatura em papel, via formulário, enviado à FÁBRICA DE LEIS.

tela

tela

3ª FASE – FISCALIZE

Alcançada a quantidade de assinaturas exigida pela constituição, o projeto de lei passa a tramitar no legislativo. É a 3ª FASE – FISCALIZE.

Nesta fase o participante terá várias ferramentas para convencer o político a aprovar a sua lei.

tela

Terá acesso a Telefone, endereço e e-mail de cada parlamentar. Se preferir pode enviar disparo automático para todos eles.

tela

Poderá Avaliar e dar nota ao político, dizer se respondeu ao seu contato e dar sua opinião sobre o ele.

tela

Poderá compartilhar, convidar pessoas ou criar evento para promover o seu projeto de lei.

tela

Poderá acompanhar tudo que estiver acontecendo com o seu projeto de lei inclusive qual parlamentar é contra ou a favor.

tela

Além disso, A FABRICA DE LEIS notifica todos os participantes depois da cada votação indicando quais políticos votaram contra ou a favor.

E também avisa antes de qualquer discussão, parecer ou votação para que o cidadão convença o parlamentar a aprovar seu projeto.

tela

A FÁBRICA DE LEIS não para no projeto de lei. Ela vai com você até que o seu projeto vire lei.

Forma de Financiamento

A FÁBRICA DE LEIS precisa sobreviver financeiramente, pois possui gastos mensais e com investimentos em desenvolvimento tecnológico, programação, serviços e etc.

A FÁBRICA DE LEIS se manterá financeiramente por meio de financiamento coletivo (Catarse), publicidade, impulsionamentos (divulgação remunerada) e o CONTRA-PROJETO: Por exemplo: o Congresso cria um projeto de lei (de iniciativa dos parlamentares) que desagrada uma coletividade. Para impedir a aprovação desse projeto um grupo ou entidade pode comprar um tópico direto na terceira fase FISCALIZE para tentar barrar a projeto de lei. Assim, uma vez adquirido o tópico, qualquer cidadão, gratuitamente, pode usar de todas as ferramentas da fase FISCALIZE, para tentar convencer os políticos a NÃO aprovar um projeto de lei.

A constituição diz: todo poder emana do povo. A FÁBRICA DE LEIS devolve esse poder ao cidadão, podendo exercer sua cidadania como nunca foi possível antes, sem sair de casa, sem ter que se filiar a partido, de forma pacífica inteligente e intensamente participativa. Seja um elemento de transformação social!

Lembre-se: você tem o Poder!